
Mantenha a saúde dos trabalhadores de sua empresa e gere produtividade através da Análise Ergonômica do Trabalho!
A Análise Ergonômica do Trabalho é um fator determinante para obter total performance no trabalho e respeito à legislação trabalhista. Através de um ambiente adequado ao trabalhador é possível obter ganhos diretos como aumento da produtividade e melhora do clima organizacional e ganhos indiretos como redução do absenteísmo e problemas jurídicos.
O que é um Laudo Ergonômico?
O laudo ergonômico visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho dos funcionários às suas características fisiológicas, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e produtividade.
Ele avalia as condições organizacionais do trabalho (pressão por metas, organização das atividades, frustração com metas divergentes, dentre outros), as condições ambientais (temperatura, vento, luminosidade, ruído e umidade do ar) e as condições físicas do posto de trabalho (biomecânica corporal envolvida no desempenho da tarefa, postura, dimensionamento dos equipamentos e mobiliários, dentre outros).
Para que serve?
O laudo ergonômico tem por objetivo cumprir a legislação trabalhista, em especial a NR 17, que exige que todas as empresas possuam estudo ergonômico. O laudo faz a mensuração do risco ergonômico envolvido em cada atividade desenvolvida no trabalho e sugere melhorias precisas.
A implantação de melhores condições ergonômicas no trabalho assumiu caráter estratégico na gestão de empresas, em face dos prejuízos advindos das doenças e acidentes. É muito importante preocupar-se com a ergonomia oferecida aos seus funcionários, sob pena de ser obrigado a indenizá-los em caso de doença ocupacional. Por isso, postos de trabalho ergonomicamente adequados são essenciais para a saúde e bem estar de seus funcionários.
Qual a importância para sua empresa?
- Atender a NR 17;
- Adequar o posto de trabalho aos limites e capacidades do indivíduo (física, psicológica e cognitivamente);
- Otimizar as condições de trabalho para conquistar eficácia, eficiência, produtividade e qualidade;
- Proporcionar condições para desenvolvimento da criatividade e participatividade dos funcionários/colaboradores;
- Evitar o erro humano, prevenir acidentes e doenças ocupacionais;
- Proporcionar conforto, segurança, qualidade de vida, bem-estar e satisfação no trabalho.
As Análises Ergonômicas desenvolvidas pela Ergofisio Consultoria encontram-se em conformidade com as normas ISO 11228-1, ISO 1128-2, ISO 11228-3, OHSAS18001 e ISO 11226, Nota Técnica 10 da ANP, NR 1, NR 17, NR 32, NR 37.